quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Projeto: Bullying


Lições de Cidadania e Direitos Humanos: Escola Sem Bullying”.




Símbolo criado pelos alunos referente a "Escola sem bullying"

O objetivo primordial deste projeto é conscientizar o aluno acerca desse tipo específico de “violência”, levando-o a conhecer as causas que o levam a agir dessa forma e construir junto a ele, uma mudança em seu comportamento até que possa mostrar uma postura mais voltada para a fraternidade, respeito e solidariedade. Nesse sentido irá cuidar para que seu relacionamento com o grupo de iguais seja mais cordial, menos agressivo, demonstrando civilidade na condução de resolução de conflitos.Mediante qualquer mudança no comportamento do aluno, que sinalize que ele possa ser autor ou vítima de “Bullying”, a família será comunicada e somente com a ajuda dos pais e as observações e intervenções da Escola, através do Orientador Educacional, é que poderemos ajudá-lo a superar tais questões bem como Contribuir para a construção da cultura da paz.

O termo "Bullying” é adotado em todo o mundo como referência a um conjunto de práticas de intimidação, hostilidade e todo tipo de agressão intencional e repetida contra colegas da escola, em geral sem ter uma motivação evidente. Há no Informativo do Colégio, um item específico referente a este tema, como atitudes não toleradas e permitidas, por se tratarem de atos de incivilidade. Nossa proposta pedagógica concebe o aluno em sua integridade física, psíquica e moral, respeitando sua individualidade.

Uma justificativa do projeto é que “é comum que as crianças e os adolescentes passem por situações na vida, em que se sintam fragilizadas e em decorrência disso tornem-se temporariamente agressivas”. Assim, o nascimento de um novo bebê na família, a separação de pais, a perda de algum parente próximo ou mesmo uma nova etapa de vida (como o início da puberdade ou a adolescência, que em si mesmas são conflituosas e trazem mudanças nos aspectos físico, psíquico e emocional) podem ser motivo para uma mudança repentina no seu comportamento.


No entanto, este período aos poucos vai passando e as crianças e adolescentes vão se normalizando, ressignificando estas perdas e lutos, aprendendo a lidar com os novos desafios que a vida apresenta.Em alguns casos, essa “agressividade” não é apenas transitória, mas permanente, tornando-os “agressivos crônicos”. Muitos motivos podem levá-los a se tornarem “autores de Bullying”, dentre eles, destacamos:
  • Porque não tiveram uma educação baseada em limites, respeito às regras e normas de convivência social;
  • Gostam de experimentar a sensação de poder, de domínio sobre o outro;
  • Possuem dificuldades no relacionamento com o grupo;
  • Sentem-se inseguros e inadequados;
  • Em casa, sofrem intimidações, ouve palavras de desmerecimento, o que contribui para uma baixa auto-estima (sentimento de menos valia em relação a si mesmo);
  • Já foram vítimas de algum tipo de mau trato (por parte de pais ou mesmo de colegas na Escola).

O objetivo primordial deste projeto é conscientizar o aluno acerca desse tipo específico de “violência”, levando-o a conhecer as causas que o levam a agir dessa forma e construir junto a ele, uma mudança em seu comportamento até que possa mostrar uma postura mais voltada para a fraternidade, respeito e solidariedade. Nesse sentido irá cuidar para que seu relacionamento com o grupo de iguais seja mais cordial, menos agressivo, demonstrando civilidade na condução de resolução de conflitos.Mediante qualquer mudança no comportamento do aluno, que sinalize que ele possa ser autor ou vítima de “Bullying”, a família será comunicada e somente com a ajuda dos pais e as observações e intervenções da Escola, através do Orientador Educacional, é que poderemos ajudá-lo a superar tais questões bem como contribuir para a construção da cultura da paz.

Ações do projeto:

  • Difundir, na comunidade escolar e, especialmente entre os professores, o significado do termo Bullying, que é reconhecido como violência específica que está na raiz das demais violências, bem como, o slogan do projeto que é “Diga Não ao Bullying", visando a dar unicidade e coesão nas ações das diversas turmas envolvidas.
  • Adaptar as atividades pedagógicas da escola ao tema Bullying, promovendo ações positivas de respeito e valorização das diferenças, promoção da cultura da paz e dos princípios universais do respeito à igualdade e à dignidade humana.
  • Utilizar como base de suas ações os materiais disponibilizados pela coordenação do projeto, bem como os conceitos neles constantes, sem prejuízo aos demais conhecimentos que os profissionais envolvidos dispuserem.
  • Apresentar o resultado das pesquisas.
  • Cartazes.
  • Pintura de camisetas.


  • Camisetas com simbolo do "bullying " criado pelo os próprios alunos


Apresentações dos trabalhos em sala dos resultados das pesquisas


Durante o desenvolver do projeto, Direção, coordenação e professores perceberam que os alunos não tinham consciência do impacto de um comportamento, que para eles era uma "brincadeira". No entanto eles estavam ofendendo moralmente e psicologicamente os colegas. Apartir dos estudos feitos alguns alunos até deram depoimentos referindo a sua prórpia postura e que depois do projeto iriam procuram mudar. Os alunos tiveram muito interesses nas atividades propostas e das palestras realizadas.

Alguns dos Materiais Trabalhos foram videos de reportagens e depoimentos retirado do youtube. Abaixo alguns dos videos trabalhados com os alunos.






*Projeto orientado pela Professora Ana Cristina Moreira - Professora de Cidadania do 6º ao 9º ano.
*As informações adquiridas sobre o bullying foram realizados nas aulas da Sala de Tecnologia.

Nenhum comentário: