quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Dicas do Paint - Windows

O programa de edição de imagem Paint, que é instalado de forma predefinida com o Windows, aparentemente uma ferramenta simples, tem mais funções do que pode parecer à primeira vista.

O conteúdo do post foi selecionado através de algumas pesquisas que irão auxiliar muitos professores nas aulas da Sala de Tecnologia. O paint apesar de ser uma ferramenta e antiga, é sempre utilizada nas aulas de artes e até mesmo como um "passatempo" para os alunos. Boas dicas aqui selecionadas irão ajudar a dar uns toques de primeira nas aulas e também para orientações para os alunos.

Zoom de imagem até 10x

Esse truque está escondido, e permite fazer zoom na imagem, até 10 x, embora na janela do programa, só existam opções de zoom, até 8 x.

Colocar o ponteiro do mouse (a ponta da “seta”) exatamente em cima da linha divisória que está sob a opção de zoom 8 x, e clique.

Para comprovar isto, pode fazer-se o seguinte: abrir um novo documento no Paint, com dimensões reduzidas (por exemplo: 64 x 64 pixeis), clicar no “botão” com a lupa, para activar a função zoom, clicar na opção “8 x” (o documento fica ocupar quase metade da janela, se elaestiver maximizada), clicar de novo na lupa, e desta vez usar a dica acima. Se o documento aumentar ainda mais de tamanho/zoom, a dica funcionou.


Aumentando Traço

Aperte CTRL e + ou - para aumentar ou diminuir respectivamente o tamanho do traço da sua ferramenta no paint. No Windows 98 ñ é necessário apertar CTRL.

3ª Cor

Quando clicamos com esquerdo numa cor, selecionamos a cor de Foreground.Quando clicamos com o direito numa cor, selecionamos a cor de Background.Quando apertamos CTRL e clicamos com qualquer botão numa cor, selecionamos a cor Auxiliar, ou 3ª cor.Para utilizá-la, aperte CTRL e use sua ferramenta com qualquer botão do mouse!A cor Auxiliar é mostrada envolta da cor de Background e de Foreground.

Figuras "perfeitas" ou proporcionais

Toda vez que for usar o lápis, fazer uma linha, uma elipse ou um polígono qualquer, deixe o SHIFT pressionado.Ele deixará as figuras proporcionais e as linhas retas.

Macetes com seleções

Quando estiver selecionando uma figura qualquer, deixe o CTRL pressionado e clique com esquerdo, assim você clonará a seleção sem ter q usar CTRL + C com CTRL + V.Quando estiver selecionando uma figura qualquer, deixe o SHIFT pressionado e deixe o clique esquerdo pressionado, assim você moverá a seleção deixando um rastro dela.

Cancelando operações

Enquanto você estiver com o clique esquerdo pressionado, clique com o direito ao mesmo tempo para cancelar o que você estava fazendo. Se estiver pressionando o direito, clique com o esquerdo ao mesmo tempo para cancelar também.

-----------------------------------------------
Com essas dicas é possivel ter ótimos trabalhos usando o Paint.

Veja alguns trabalhos de alunos do 6º ao 9 º ano utilizando o paint durante as aulas na sala de tecnologia.

Esses desenhos foram desenvolvidos nas aulas de artes na sala de tecnologia , fazendo parte do projeto "Economizando Energia e Água". A professora de Artes, a Mirta Beatriz, acompanhou todo desenvolvimento com ótimas orientações e sugestões para os alunos.

Releituras de obras famosas:


alunos do 6º ano B: O barco - Claude Monet

obra original: Claude Monet - Os barcos, regatas em Argenteuil

alunos do 8 º ano - Tarsila do Amaral - Manaca


obra original: Tarsila do Amaral
Aceleração II: Van Gogh - O quarto


obra original: Van Gogh - O quarto



Ponta Porã - Princesinha dos Ervais


Projetos da Professora Aparecida Barbosa de Almeida com o 6º ano A:



Painés com desenho utilizando figuras geométricas




A escola
Fonte:

http://www.createforum.com/pivotbrasil/viewtopic.php?t=632&sid=2609f7554b0cb12e46edddb97cba7b09&mforum=pivotbrasil

http://doiscliques.blogs.sapo.pt/4825.html

http://pixelparadise.ipbfree.com/index.php?showtopic=43

http://doiscliques.blogs.sapo.pt/4825.html



Nenhum comentário: