segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Projeto: HORTA

CULTIVAR O VERDE PARA NUTRIR



Horta da escola Maria Lígia



O projeto horta: “Cultivar o Verde para Nutrir”, vem de encontro às necessidades básicas da comunidade escolar, para aproveitar o espaço da Escola e ao mesmo tempo incentivar uma boa alimentação, que será resultado de ações coletivas, envolvendo a participação da equipe escolar e da comunidade. E nessa união de forças o espaço escolar ganhará mais cor e vida, transformando-se em um lugar de encontro de idéias, sonhos e vontades de manter uma boa alimentação.

Primeiramente, trabalhamos toda a parte teórica, tendo inicio em fevereiro de 2005, a respeito de uma alimentação saudável e nutritiva com os alunos de 1º à 9º anos, (pirâmide alimentar, pirâmide de exercícios, experiências gastronômicas com casca de frutas, raízes e folhas de leguminosas), essas experiências terão como objetivo mostrar que uma alimentação saudável nem sempre é onerosa, pois nosso lema é comer bem gastando pouco.

Em 2006, foi construída a Horta Escolar, onde os alunos participaram de toda a plantação e colheita, pois periodicamente ganharão um kit horta, como incentivo a uma alimentação saudável, e a comunidade será vendida a preço simbólico apenas para manutenção da mesma. A Merenda Escolar que é o nosso foco principal da utilização da produção da horta, além das leguminosas e frutas que já estão inseridas no cardápio, contará com os nossos produtos, para enriquecê-la ainda mais.


O ponto mais importante e relevante para a construção dessa horta, é que a Escola precisa de Projetos que façam o aluno entender os objetivos que ela tem para com eles, que é ensinar para a vida, não só transmitir meramente conhecimentos curriculares, mas prepará-los para o exercício da cidadania.

Nos anos de 2007 e 2008 pretende-se envolver mais ainda a comunidade escolar com palestras e durante as mesmas preparar alguns pratos com ingredientes alternativos mostrando que muitos que iriam pro lixo podem virar alimento nutritivo e saudável.

O Projeto Alimentação consiste em melhorar os hábitos alimentares e incentivar os alunos e conseqüentemente seus familiares á uma alimentação saudável, com nutrientes importantes e imprescindíveis para seu pleno desenvolvimento

alunos preparando os canteiros para o recebimento das sementes

Em 2008 a Escola Maria Ligia retoma o projeto assim como todos os anos anteriores com a finalidade de reforçar cada vez mais a importância de uma alimentação saudável ampliando e enfocando a comunidade escolar (pais).

A metodologia do projeto foi aplicado no seguinte modo:

Os alunos de 1º a 9º Ano realizaram atividades, Caderno do Professor (distribuído pelo MEC) Educação alimentar e nutricional – Entendendo o problema alimentar do Brasil, em busca do bem-estar, origem dos alimentos, composição e classificação dos alimentos, higiene e saúde dentre outras atividades que compõe o caderno, que por sinal é muito rico e completo para este trabalho que pretendemos realizar. Quanto aos gibis formaram leituras e explicações através de teatro e jogral.



faixa - incentivo da boa alimentação
Em todo projeto foi necessário uma organização meticulosa de todos os passos e ações a serem desenvolvidas. Assim, o projeto foi dividido em dois níveis e duas etapas: atividades teóricas e práticas.

As atividades teóricas foram aplicadas em sala de aula, de acordo com o Ano e as disciplina abordadas. As atividades práticas consistem na organização, limpeza, montagem do espaço da horta, cultivo das hortaliças e conservação os canteiros.

nutricionista da rede municipal de Ponta Porã- Dr.Andrea Lanssoni

No decorrer do projeto, houve uma palestra com a nutricionista da rede municipal de ensino com as mães, pais, professores e alunos com ituito de realizações de receitas alternativas.


Pais recebendo receitas alternativas

Em sala, os alunos do 1º ao 9º Ano tiveram as seguintes atividades :

Língua Portuguesa
- Textos informativos
- Receitas
- Poesias
- Descrição
- Curiosidades
- Músicas
- Rap
- Teatro
- Listas
- Cruzadinhas
- Caça Palavras


Matemática
- Preços-4 operações
- Pesos e medidas
- Medidas e pesos
- Sistema monetário Brasileiro

Ciências
- Desenvolvimento das hortaliças
- Classificação das hortaliças
- O que é plantado por muda e por semente
- Procedimentos de plantio
- Tabela de valor nutricional
- Fotossíntese

Geografia
- Clima favorável para o desenvolvimento das plantas
- Solo (tipo)
- Plantas medicinais (origem)
- Período de Plantio

Sala de Tecnologia

- Pesquisas referente aos conteúdos de cada disciplina

- Jogos


alunos do 1ºano D- compontenentes nutritivos: nome cor e nutrientes dos alimentos


alunos do 1º no C: conhecendo a fruta e seus respectivos nomes e nutrientes


A principio, tornar a Escola mais verde, mais viva era apenas um sonho. Devagarzinho, com a união de toda a comunidade Escolar, conselho escolar, Prefeitura Municipal de Educação, Secretaria de Infra Estrutura e Secretaria de Educação conseguimos levantar a horta.

A receptividade dos alunos foi muito boa, percebemos que eles gostaram muito de participar em todas as atividades relativas a esse projeto, inclusive se interessaram muito a respeito da tabela das vitaminas, pirâmide alimentar e pirâmide de exercícios.

Durante a Feira de Ciências ao final de 2005, 2006 e 2007, foi preparado os bolos para apreciação dos visitantes e foi total o sucesso. Prática essa que continua no lanche dos professores, e incentivando os alunos a estarem preparando em casa, inclusive, foi elaborado um livro de receitas para as mães. A criatividade mostrou forma nesses bolos que cada vez cresceram mais.

De forma geral, demonstraram-se à importância da boa alimentação, e que a pessoa é o que come, os alunos entenderam o propósito. Sendo assim, o projeto até este momento está indo além de nossas expectativas.

No ano de 2008, continuamos com a parte pratica, sob a coordenação da Professora de Ciências, do Professor de Educação Física, um funcionário Administrativo do horticultor e todos estes orientados pela Coordenação e Direção. Realizamos no final do mês de agosto uma palestra com os pais para incentivar a boa alimentação com preparação de pratos alternativos e foi um sucesso.As mães participaram tirando dúvidas com a nutricionista rede municipal de ensino e todos os participantes receberam um pequeno livro de receitas e certificado de participação Houve também apresentação dos alunos após a palestra.

apresentação dos alunos após a palestra


fonte:
Parâmetros Curriculares Nacionais. Temas Transversais de 5ª à 8ª Séries – Mec.
Amigão da saúde: Projeto Amigos da Escola Vera Lucia Rodrigues – Rio de Janeiro: Instituto Ciência Hoje, 2003.
Cartilha da Nutrição Fome Zero: O que é Educação Alimentar? Proteínas e Carboidratos; Proteínas e Carboidratos.

Caderno do Professor e Gibis.

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