quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Projeto: Trânsito 2008



Projeto: Educar para o Trânsito


O projeto Educar para o Trânsito foi escolhido, tendo em vista a extrema necessidade de desenvolver nos educandos e comunidade escolar em geral posturas mais responsáveis em relação ao tema, tratando de diminuir progressivamente os riscos e perigos causados pela imprudência.

Logo após observar constantes problemas do mau uso das vias nas localidades próximas a escola, em que está situada na entrada da cidade, paralela a BR 463, e de fazer fronteira com a cidade de Pedro Juan Caballero, Paraguai, que possui: língua, cultura e normas de trânsito distintas a do Brasil, não deixando de mencionar que a maioria dos nossos alunos reside no país vizinho, e cruza a fronteira diariamente a fronteira para assistir aulas em Ponta Porã. Assim sendo vimos nesta situação à tarefa emergencial de trabalhar a questão do trânsito como um tema fundamental para a vivência harmoniosa de acordo a demanda, conhecendo e utilizando corretamente as sinalização e normas do trânsito.


A Escola Maria Lígia Borges Garcia procurou desenvolver todas as atividades tanto na Língua Portuguesa como na Língua Espanhola, já que a escola localiza-se em região de fronteira envolvendo as áreas de Cidadania e Língua Estrangeira Espanhola interdisciplinando o nosso objeto de trabalho e assim atingirmos metas mais abrangente.

Como a escola situa-se perto das áreas de risco, onde os índices de atropelamentos infantis são elevados daremos ênfase ao tema, pois a convivência no trânsito envolve uma série de fatores, tais como: as condições dos condutores, das vias, dos veículos, das estradas do tempo etc. Tornando o trânsito propenso a diversos perigos, principalmente se o elemento “homem” desconhece e desrespeita as normas de segurança.
Assim sendo, para que a transformação ocorra efetivamente, cada cidadão deve enganjar-se nas questões sociais, com senso de responsabilidade desempenhando seu papel como membro atuante na sociedade.
A educação no trânsito é tema obrigatório nas escolas. Este fato justifica por se tratar de um tema de urgência social, abrangência nacional e favorecimento da participação social.

Sabemos que é preciso haver uma maior conscientização, por parte tanto das escolas públicas como das escolas particulares da importância da educação para o transito, principalmente na cidade de Ponta Porá, Mato Grosso do Sul, fronteira com a cidade de Pedro Juan Caballero, Paraguai, por isso nós educadores, precisamos enfatizar junto com os alunos, pais e comunidade, a questão de segurança no trânsito através de mudanças de comportamentos, a começar na escola e na comunidade escolar onde está situada.


Detranzinho montado no Parque de Exposições


Este trabalho tem por objetivo abordar com simplicidade, temas complexos como segurança no trânsito, vivenciar e promover a cidadania através das normas que regem a CTB em consonância com outras culturas, enfatizando constantemente a necessidade de uma postura adequada e com responsabilidade social.


Objetivos do projeto:


- trazer o cotidiano do trânsito para dentro da sala de aula.
- envolver os alunos através de técnicas avançadas de exposição e motivação.
- estimular as crianças a dar novos significados aos seus conhecimentos.
- promover a reflexão e a conscientização.
- valorizar a criança como agente multiplicador e transformador.
- discutir a questão do álcool e trânsito.
- divulgar o trabalho para a comunidade em geral.


Culminância:


- Visita ao Detranzinho montado no Parque de Exposições, com a participação de dois alunos por sala de aula, totalizando 16 alunos por período.
- Simulação de um trânsito na quadra de esportes da escola para analisar se foi assimilado os conhecimentos teóricos.
- Realização de um teste escrito como forma de avaliação.
- Todos os alunos foram beneficiados com um gibi educativo sobre o tema.


Metodologia

A metodologia está baseada em princípios e técnicas de questionamento que estimula a participação espontânea dos alunos. O professor atua como facilitador, conduzindo as crianças à reflexão e a busca de diferentes soluções para os desafios propostos.
Os princípios pedagógicos adotados exigem que as aulas percam seu caráter meramente expositivo, visto que são baseados na participação constante dos alunos.

exercício de compreensão

Material utilizado:

• Placas de trânsito;
• Mini-cidades: contendo faixa de segurança para pedestres, faixa de retenção, parada de ônibus, parada de táxi, demarcação de solo proibido e permitido para parada e estacionamento, semáforo, meio fio, acostamento, placas, lixeira etc.
• Gibi: “a educação no trânsito”, site: http://www.moniea.com.br/.
• Avaliação: exercício de compreensão.




Mini-cidades: contendo faixa de segurança para pedestres, faixa de retenção, parada de ônibus


Etapas do projeto:


Foram trabalhadas as placas de trânsito em sala de aulas nas línguas portuguesa e espanhola.

  • Desenho de uma mini cidade na quadra da escola: onde as crianças vivenciam o trânsito conforme a realidade da sua cidade. Contendo faixa de segurança para pedestres, faixa de retenção, demarcação de solo proibido e permitido para parada e estacionamento, semáforo, meio fio, acostamento, placas etc.


  • Leitura e discussão do gibi: “Educação no trânsito” de Maurício de Souza. Atividades para verificação de aprendizado.

Na sala de Tecnologia foram trabalhados os seguintes sites referente ao trãnsito:

http://www.detran.rs.gov.br/fr_artrep.htm - DENTRAN-RS - materiais de apresentações, palestras e documentos referente ao trãnsito.


http://www.portaldotransito.com.br/games/ - Portal do Trânsito - Jogos relacionados ao trânsito e ótimos materiais que podem ser trabalhados em sala.


http://www.jogosonlinegratis.org/jogoonline/congestion-chaos-jogo-de-carro-em-transito-de-cidade-grande/ - Mais jogos

No encerramento do projeto aconteceu uma palestra organizada pela Diretora: Maria Erineuda de Oliveira Ferreira e o professor da Sala de Tecnologia: Fernandes Gonçalves. Para mostrar gráficos de estimativas de acidentes,e imagens, videos de conscientização de trãnsito e falar sobre as leis de trânsito. Com intuito do aluno entender que o projeto hora trabalhado não era um assunto de ficção e sim pura realidade, inclusive foi dado ênfase para que os alunos levassem todas as informações adquiridas durante o processo à seus familiares.Também foi enfatizado a mudança de postura de cada um ali presente pois objetivo era faze-los entender que cada um deve "fazer sua parte", concerteza diminuiria o enorme índice de acidente de trânsito nos dias de hoje.

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