sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Projeto: ÁGUA

Economizando Água


Ação: Limpeza do Córrego Geovay

O século XXI ficará marcado pela escassez de vários recursos até então abundantes. Água, energia elétrica, petróleo e carvão, por exemplo, estão escasseando rapidamente. A cultura do desperdício que se seguiu à onda consumista dos centros urbanos do século XX, principalmente em países desenvolvidos, consumiu muitos recursos e devolveu muito lixo e poluição ao ambiente.

O aluno de hoje é um habitante do século XXI e caberá a ele educar seus filhos e nossos netos. A consciência de que muitos recursos não são renováveis e de que o desperdício é prejudicial em todos os sentidos é uma das metas a serem atingidas já no curto prazo entre nossos alunos.


Dentro da própria escola se podem verificar situações de desperdício de recursos, como nas salas vazias que ficam com luzes acesas durante o dia, nas torneiras que vazam e não são substituídas ou consertadas, nos sistemas antiquados de descarga dos vasos sanitários dos banheiros, nos ventiladores que ficam ligados em salas vazias, etc. De forma semelhante se podem verificar situações de desperdício dentro de nossas próprias casas, nos prédios comerciais e mesmo na rede de iluminação pública.




Ação - Preocupação: plantio de mudas as margens do córrego. A população ribeirinha também participou.


Levar os alunos a perceberem esse desperdício, fazê-los mensurar o custo desses recursos desperdiçados e a proporem meios de evitar que isso continue assim é a intenção que motivou esse projeto.
Os objetivos do projeto visa:

1. Conscientizar os alunos sobre a importância de se evitar o desperdício de recursos, com ênfase para o desperdício de água e energia elétrica.


2. Identificar situações de desperdício e promover mudanças de atitudes que levem à economia de recursos. 3. Educar para a cidadania.


O projeto também visam mudanças comportamentais e cognitivas mensuráveis que serão avaliadas ao longo do desenvolvimento do projeto. O projeto será desenvolvido das séries do 1º ao 9º ano





Ação- Um olhar para o futuro . O que será desse córrego ?




Dentre os objetivos específicos principais, temos:

1. Estudar as diversas formas de energia, como produzi-las, medi-las e utilizá-las de forma racional.

2. Levantar os hábitos de consumo dos alunos e identificar práticas que levam ao desperdício.

3. Estudar formas de evitar os desperdícios mais comuns e produzir uma “cartilha” com essas informações.

4. Implementar medidas de consumo racional entre os alunos, tanto na escola quanto em suas casas.

5. Divulgar os resultados do projeto ao longo de seu desenvolvimento. Essa divulgação será feita na própria escola, na comunidade e, se possível, pela Internet em associação com o projeto “Olá Mundo”.

Ação - Conscientização dos moradores do bairro: alunos se empenham explicar que água é um recurso precioso




Ação - Conscientizando a população do bairro da nossa escola sobre o uso consciente da água. Coleta de dados na própria conta de água do morador. Os alunos concluíram que todos os moradores consomem a taxa mínima de água; ou seja 10 m³ por casa visitada.






Ação - Depois de feita a limpeza de partes do córrego. O lixo foi encaminhado para o seu respectivo lugar.





Relatos do projetos : 2008


Durante o mês de novembro e dezembro os alunos foram direcionados a realizar pesquisas que abordassem o tema: Água e energia. Dessa forma puderam estar em contato com conceitos, temas, significados e aspectos que integram o aprendizado sobre as questões ambientais relacionadas ao uso da água e da energia, assim como a maneira racional de utilização desses recursos.

Mais do que realizar pesquisas, os alunos puderam buscar tais informações e discuti-las em sala juntamente com os membros do grupo nas quais foram definidos. Foi motivada também a realização de desenhos referente ao tema.

Realizações de desenhos sobre tema


Várias foram as formas definidas para a apresentação dos trabalhos: música, jogral, desenhos, maquetes, construção de aquecedor solar (9º ano na disciplina de Ciências) e seminários.


Apresentações musicais e de trabalhos desenvolvidos


Além disso, os alunos estivam visitando a nascente do Córrego Geovay e fazendo a limpeza das margens do mesmo próximo à sua nascente. Levaram mudas de árvores nativas da nossa região nas quais foram plantadas juntamente com a população ribeirinha. Os próprios alunos alertaram a população que não jogassem ou queimassem resíduos sólidos para não poluir o ar, não prejudicar a fertilidade do solo. Além disto, os mesmos ficaram responsáveis em cuidar de cada árvore plantada: regando-a e evitando que sejam atacadas por formigas.

Todos os trabalhos realizados foram apresentados à comunidade na Feira Cultural da escola que aconteceu no dia 18 de novembro nas dependências de nossa escola.

Projeto sobre a Água e a importância da preservação das nascentes dos Córregos Municipais dentre eles o Córrego Geovay onde a sra Ramona gentilmente colaborou com o plantio de árvores . O presente projeto foi desenvolvido pela as professoras:

Geografia- Profª Kátia Cristina Winter Zeviani
História- Profª Solange do Nascimento Araújo
Língua Portuguesa: Profº Kelly Luciane Orue
Língua Estrangeira e Artes: Profª Mirta Beatriz Souza Douglas
Ciências: Profª Ana Cristina Moreira da Costa (9º ano)

Ciências: Profª Ana Paula Escarmanhani (6º ao 8º ano)


USO RACIONAL DA ÁGUA


Os alunos do 8º e 9º anos participaram de um concurso que teve como tema fundamental o USO RACIONAL DA ÁGUA. Este concurso foi direcionado para a confecção de um panfleto que foi utilizado para divulgar o projeto e conscientizar os habitantes do nosso bairro sobre o uso racional da água (o material de apoio foi confeccionado após pesquisa na sala de Tecnologia).

Houve empate com o desenho dos alunos Adrian Lescano Samudio(9º ano) e Anderson Horacio de Lima Nunes(8º ano).



VIAGEM DO CONHECIMENTO


Durante o projeto Água e Energia , a escola participou da 1º etapa do Concurso "Viagem do Conhecimento". O concurso foi realizado pela revista National Geographic no mês de agosto. O tem a do concurso era temas relacionados à Geografia, Artes e Cultura. A Escola Municipal Maria Lígia, através da professora Kátia Cristina Winter Zeviani não ficou de fora deste importante evento e no dia 15 de agosto os alunos do 8º e 9º anos realizaram a prova nas dependências da escola. Os alunos William Salomão (9º ano) e André Ferreira Nogueira Júni( 8º ano) ficaram empatados na primeira colocação e foram representar a escola na 2ª etapa que aconteceu em Dourados. Parabéns a todos os alunos que se empenharam na participação em mais esse evento.


III Conferência do Meio Ambiente

Secas, inundações, ciclones extra-tropicais, aumento de temperatura. essas e outras são as mais diversas reações da nossa natureza. Ela sempre esteve ali, com características em cada estação do ano.

A Conferência no Meio Ambiente deste ano teve como tema as “Mudanças Climáticas” e os quatro elementos (Terra, Água, Ar e Fogo). Os alunos do Ensino Fundamental II da escola Maria Lígia Borges Garcia foram divididos segundo os temas propostos e monitorados por todos os professores do Ensino Fundamental II.

Depois de coleta e análise de material (sala de Tecnologia) prepararam-se para a apresentação de suas pesquisas no dia 9/10. Jogral,dança, cartazes, coral (Música Planeta Azul de Chitãozinho & Xororó) abrilhantaram o projeto.

Após todas as apresentações foram expostos os cartazes e escolhido aquele que representaria a nossa escola. O cartaz vencedor foi do aluno William Otávio Ortiz Salinas da turma do 6º ano B (Tema: água).

Em seguida, foi feita uma eleição do delegado e de seu suplente. O aluno Wiliiam Salomão foi escolhido pelos alunos para ser representante da Escola.

eleição do delegado:William Salomão(camiseta preta)


Entre os dias 05 a 07 de dezembro o aluno William Salomão( 9º ANO) esteve em Campo Grande - MS juntamente com outros alunos para representar o nosso município. Parabéns.



video: Pequenas ações , grandes comprometimentos


Conclusão

O projeto água e energia teve como princípio a valorização, a preservação e a economia de água, pois além de não vivermos sem ela também dela depende a energia. Portanto o enfoque maior foi a água para que os alunos percebessem durante as aulas teóricas tudo depende da água , inclusive a energia que foi trabalhado mais toericamente, na prática aprofundou-se o tema água.

fonte:

http://br.geocities.com/profjc2005/per/docs/projeto.doc
http://www.escolaatuacao.com.br/projanual_4a.php
http://www.viagemdoconhecimento.com.br/

Nenhum comentário: