quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Projeto Poesia 2008

Por sua beleza e melodia, os poemas tornam-se textos muito significativos para as crianças, onde se possibilita a construção de um vinculo estreito com linguagem falada e escrita.
Investigar o poema, as palavras que o compõem, a sua estrutura, a habilidade do autor ao compô-lo constituem uma oportunidade rica para as crianças em processo de alfabetização.
Trabalhar as dimensões estéticas e lúdicas próprias do mesmo, objetivando seu significado.

O objetivo do projeto é possibilitar o acesso ao estudo sistematizado do texto, proporcionar o avanço conceitual em relação ao nível de hipótese que a criança consegue elaborar.

– Desenvolver o gosto pela linguagem poética e pelo belo.
– Valorizar os autores de poesias.
– Identificar a estrutura de um poema.
– Alistar nomes de poemas e autores.
– Reescrever textos poéticos.
– Distinguir o poema de outros tipos de texto.
– Reconhecer e localizar palavras no texto.
– Compor palavras a partir de letras e silabas.
– Segmentar as palavras de um texto.
– Ordenar Frases de um texto.
– Escrever palavras, frases e textos, revisando-os e corrigindo-os.
– Reconstituir a estrutura de um texto.
– Copiar textos.
– Produzir escritos poéticos.


Para o desenvolvimento dos trabalhos, os professores da Escola Maria Lígia elaboraram projetos com leitura de poemas e atividades relacionadas ao mesmos para trabalhar as produções de escritas poéticas. Muitos recursos utilizadas durante projetos foram produções de cartazes de texto, recortes de revistas e jornais . A sala Tecnologia teve participação nas elaborações das digitações das poesias nos editores de texto e apresentações em Power Point utilizados para expor os poemas com imagem e escrita, favorecendo a apresentações dos poemas recitados. "Os adolescentes se identificam através da linguagem poética, pois o mesmo criam situações e tem campo fértil para a imaginação. Com isso, visa melhorar a ortografia e a tonação das palavras"- comenta a Coordenadora Tania Maria Loureiro da Silva.


Os Poemas trabalhados foram José Paulo Paes, Wânia Amarantes, Vínicios de Moraes, Sergio Caparelli, Henriqueta Lisboa. Os poemas dos autores visam relacionamento saudáveis ,valores e o lado humano das pessoas. Outro ponto importante as poesias dedicam ao público infanto-juvenil.


Para dar um retoque a mais nas poesias, foram trabalhados na Sala de Tecnologia as poesias já elaboradas em sala mas em forma de apresentações de slide( Microsoft Power point). Nele, os alunos fizeram montagem de imagens coerente com a poesia. Através do projeto , os alunos terão habilidades em desenvolver outras atividades pois os recursos que as ferramentas oferecem são ilimitadas. Só dependerá da criatividade de cada aluno. Veja abaixo, algumas imagens de slides desenvolvidos pelos os alunos do 7º ano.


Poemas desenvolvidos em Slides de Apresentação - 7º ano Ú

Com a turma do 6º ano B, foi trabalhado no editor de texto( Microsoft Office) as poesias para que no final montasse os livros com todas as poesias desenvolvidas pelo os alunos.


Poesia produzida no editor de texo- 6º ano B

O projeto teve a orientação das coordenadoras e da professora Kelly Cristina


Com término do projeto, espera-se que as crianças consiga identifcar com clareza os os conceitos lingüísticos que cada um se apropriou e como estes conceitos estão sendo utilizados como recursos para ler e produzir textos.

Nenhum comentário: