quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Projeto: LER E ESCREVER COM PRAZER 2008 - Textos Literários


Esse projeto surgiu após ter detectado deficiências da leitura e escrita encontrada nos alunos de 2º ao 9º Ano, com o intuito de reverter essa realidade e juntando a grande vontade de despertar nos alunos o gosto pela leitura e escrita. Visando propiciar aos alunos do 1º ao 9º ano, uma oportunidade de aprendizagem que envolve atividades de conhecimento das tipologias textuais, sua utilidade na vida social, interpretação a leitura.

O primeiro ano que foi desenvolvido o projeto foi em 2007 no período entre MARÇO/ABRIL/MAIO/JUNHO.

O foco principal foi Contos. Em 2008 o projeto foi aplicado no período de março à agosto com a vários tipologia textuais( textos literários - poesia - poema - gibi contos - parlendas - lendas).

Espera-se que a ano a ano esse projeto seja sempre mais aprofundado.

O Objetivo do projeto é adquirir o hábito da leitura ampliando o vocabulário, estimulando o prazer pela leitura e escrita.



Com o desenvolvimento:


· Enfatizar a importância da leitura e da escrita;
· Ler com entonação e ritmo: professores e alunos, individual e compartilhado;
· Propor atividades de compreensão oral e escrita;
· Criar um livro: (Poesia, Fábulas, Contos, Parodias, receitas, filmes...);


Ensaios para apresentações musicais e atividades Oral - escrita

O projeto todo está dividido em etapas. As atividades propostas em cada etapa são sugestões, que podem ser ampliadas segundo as especificidades de cada sala, para atingir os objetivos do projeto.
A primeira etapa refere-se: "A importância do maravilhoso mundo da literatura infantil, infanto-juvenil e juvenil". O significado disso tudo é fundamental para a formação integral do aluno porque apartir daí ele irá adquirir o prazer de ler e escrever, pois se a criança não tiver a consciência dessa importância ela não consegue entender que a leitura e a escrita está intrinsicamente ligada a sua formação integral.



A segunda Etapa já abrange promover leituras, produções de textos, dramatização dos textos, contação de histórias, intervir sobre a realidade, estimular a leitura literária e o resgate dos textos provenientes da tradição popular.


Não se pretende restringir a contão de histórias a ambientes escolares, pelo contrário, pretende-se atuar em outros ambientes, como por exemplo, ir a uma área de lazer ler ao ar livre.

O trabalho inclui também outras linguagens e manifestações culturais, como a inserção de elementos corporais, vocais, cênicos; musicais, possibilitando dessa forma uma dinâmica de ritual coletivo, no qual todos participam contando e cantando histórias. Jogos infantis referente ao contos de fadas, jogos de produção de texto e ou expressam mais calrezas as identificações das tipologias Textuais são trabalhados na sala de Tecnologia, incluindo jogos onde estimulam os alunos produzirem suas próprias histórias.

Com isso espera-se estimular a imaginação de quem conta e do público para quem se destina a contação. Espera-se, ainda, que os alunos contem suas próprias histórias e as reinventem, renovando suas próprias vidas com esse ato, e, conseqüentemente, atuando como sujeito das suas próprias histórias.






O Público

A terceira etapa é expor os trabalhos para público externo através do trabalho realizado com os alunos apresentação, contação de histórias, dramatização, varal de textos criados pelos alunos, maquetes representando as histórias e leitura de diversas formas.


Chapezinho Vermelho - alunos do 1º ano A



As panteras cor-de-rosa - alunas do 1º ano B


Os saltibancos


O cravo brigou com a rosa - 1º B e C

O resultado final é sempre positivo. Confecções de painéis, livrinhos, releitura dos contos e das obras referentes aos contos. Enfim, diversas atividades voltadas para a literatura em questão e ao longo dos trabalhos é que os professores foram percebendo o interesse, a participação maciça dos alunos.


João e Maria - 1º ano D


O Rabanete - 3º, 4º,Aceleração II e 5º ano


Branca de neve e os 7 anões - 2º ano A


No dia 18 e 19/08/2008 teve as apresentações teatrais de toda as salas.

Alguns vídeos com trechos das apresentações :

Branca de neve e os 7 anões - 2º ano A


Dona Baratinha - Aceleração I



Chapeuzinho Vermelho - 1º ano A


Foram apresentados os seguintes contos:

1º ano A – Profª. Sônia Pascuala :Chapeuzinho Vermelho (Clássico Infantil)
1º Ano B e C – Profª. Antônia Kelly: O cravo brigou com a rosa (cantiga de roda)
1º Ano D – Profª. Beth:João e Maria (clássico Infantil)
2º Ano A – Profª. Lourença: Branca de Neve (clássico Infantil)
2º Ano B – Profª. Haidee: O Patinho Feio (fábula)
3º Ano Ú – Profª. Cristiane: O galo e a Raposa (fábula)
4º Ano A – Profª. Andréia: A História do queijo (fábula)
4º Ano B – Profª. Arlete:O Leão e o Ratinho (fábula)
3º , 4 º, Aceleração II e 5º Ano – Profº. Rosivaldo: O Rabanete Gigante (fábula)
5º Ano Ú – Profª. Vera:A cigarra e a Formiga (fábula)
Aceleração I - Profª. Katiuscia:Dona Baratinha (fábula)
Aceleração II - Profª. Arlete:O Príncipe Desencantado (paródia)
6º Ano A – Profª. Mirta Don Quixote (conto- espanhol)
6º Ano A e B– Profª. Kelly Luciane: A Lebre e a Tartaruga (fábula)
7º Ano – Profª. Kelly Luciane: A menina do leite (fábula)
8º Ano – Profª. Kelly Luciane: A menina Ambiciosa (reconto)
9º Ano – Profª. Kelly Luciane: João Bobo e o Segredo da Princesa (conto)
3º ao 5º Anos – Profª. Érica : Os Saltimbancos
1º Ano B – Profª. Érica: A Pantera Cor-de-Rosa (musical)

Equipe de apoio do Projeto:

Diretora:

Maria Erineuda de Oliveira Ferreira

Coordenadores:

Eliane Brezolin Pereira
Roseli Maia Dobre
Tania Maria Loureiro da Silva

Secretário:

Admar Vieira Marques Júnior

Auxiliar Administrativo:

Cristiana Carvalho da Silva

Professor(a):

Ana Cristina Moreira
Ana Paula Escarmanhani
Antonia Kelly G. Rodrigues Espindola
Aparecida Barbosa de Almeida
Arlete Siqueira Medina
Cassila Brito dos Santos
Cristiane dos Santos Ferreira
Elisia Marcos Borges
Elizabete Cavalheiro Nogueira
Erica Aparecida Corcetti
Haidee Benites Mongez
Katia Cristina Winter Zeviani
Katiuscia Brito dos Santos
Kelly Luciane Orue
Lourença Duarte Gimenes
Mirta Beatriz Souza Douglas
Neli Aparecida Menezes
Sady Junior Bueno
Solange do Nascimento Araujo
Sonia Pascuala F. Espinosa
Vera Lucia Gonçalves

Auxiliar de Disciplina:

Dora Beatriz G. Medina
Tania Aparecida dos Santos

Merendeiras:

Iolina Crespo Rech
Paula Aguirre
Marli Ribeiro do Amaral

Auxiliar de Serviços Gerais:

Marcia A. Bitencourt
Margarida G. Portilho
Sandra Maria Duarte
Vania A. Ferreira
Rita de Cássia

Professor de Leitura:
Rosivaldo Ramos

Professor da Sala de Tecnologia:
Fernandes G. Filho

Nenhum comentário: